Cuidados com a bateria do seu notebook ou celular

Recentemente eu tive que comprar uma bateria nova para o meu notebook, um Dell Inspiron 7560.

Ele foi comprado há 2 anos, mas havia quase 1 ano que a bateria era só um peso inútil que eu levava para lá e para cá, pois no final sua autonomia era de monumentais 3 minutos.

Foram 500P - quinhentas pilas :D - com as quais tive que morrer para resolver o problema. Um valor não tão em conta, além do trabalho de ter que abrir o note para trocar.

Aproveitei para trocar o HD de 1TB por um SSD, assim faria o trabalho "valer a pena".

Como não pretendo passar por isso novamente, tanto pelo valor como pelo trabalho, resolvi adotar os cuidados necessários para prolongar a vida desta nova bateria, os quais desejo compartilhar com vocês.

Tipos de Baterias

Baterias são dispositivos que têm a capacidade de transformar elementos químicos em eletricidade, e o que difere uma da outra são, além de pequenas diferenças na sua estrutura física interna, principalmente os elementos químicos empregados.

Baterias de Níquel-Cádmio (NiCd)

Foram as primeiras baterias com a capacidade de serem recarregadas. Basicamente consistem em dois polos no mesmo recipiente, sendo o positivo coberto com Níquel e o negativo com Cádmio.

Essas baterias eram extremamente nocivas ao meio ambiente devido ao uso do Cádmio, um material altamente tóxico.

Baterias de Hidreto Metálico de Níquel (Ni-MH)

Semelhante à sua antecessora, apenas usando o hidrogênio na forma hidreto metálico como material altivo no polo negativo, o que a tornava menos nociva ao meio ambiente.

As baterias de Hidreto Metálico de Níquel, ou niquel-hidreto metálico, tinham uma capacidade de armazenamento de 30% a 100% superior à de Níquel-Cádmio.

O que há de semelhante entre essas duas baterias?

Basicamente essas duas baterias sofriam do mesmo mal: o famigerado EFEITO MEMÓRIA!

Também chamado de "viciar" a bateria", o efeito memória era causado pelo ciclo não completo de carga e descarga. Ou seja, se você não descarregasse por completo e não carregasse a bateria até 100% a cada ciclo, ela ia perdendo a sua capacidade de armazenamento, devido ao acúmulo de resíduos dos elementos químicos que a compõem.

Bateria de Lítio-Ion (Li-ion)

Até aqui apenas contei uma "histórinha" que não deve ter utilidade prática para você pois, a menos que você tenha comprado seu notebook ou celular a mais de 10 ou 15 anos, certamente sua bateria não é de NiCd nem Ni-MH.

As baterias de Litio-ion, e mais recentemente as Li-Po (Lítio-Polimero), são a escolha de 10 entre 10 fabricantes de dispositivos móveis.

Além de serem muito menos tóxicas, as baterias de Li-ion têm capacidade 3 vezes superior às de NiCd.

E, principamente, não sofrem - e mais principamente ainda, não nos fazem sofrer - com o efeito memória.

Cuidados com a bateria

Apesar não estarem sujeitas ao efeito memória, é preciso tomar alguns cuidados para prolongar sua vida útil das baterias.. Aliás, o cerne deste artigo.

Regime de carga e descarga

Além usar carregadores/fontes originais, e não perderem um celular top de linha como ocorreu comigo, deve-se adotar alguns cuidados com a carga da bateria.

Ao contrário do que se ouve por aí, não se deve deixar o notebook conectado à fonte carregando a bateria o tempo todo. Certamente foi isso que acabou com a bateria do meu.

E muito contrário do que se devia fazer com as baterias mais antigas, com as baterias de Li-ion não deve-se deixar a bateria descarregar completamente.

O certo é carregá-lo 100% na primeira carga, e depois disso trabalhar com ela descarregando e carregando periodicamente, oscilando entre 40% e 80% da carga, deixando-a descarregar completamente 1 vez a cada 30 desses ciclos.

Evite deixá-la descarregar completamente com frequência e mantenha no dia a dia a carga acima de 20%.

Cuidado com a temperatura

Acredito que deve ter modelos especiais para uso nos polos ou em marte, mas devem ser extremamente caros.

As baterias feitas para nós, reles mortais, operam em uma temperatura ideal de 20ºC, mas não precisamos ser tão rigorosos assim. A faixa de segurança para operação é entre 5ºC e 45ºC. Evite carregá-las fora dessa faixa de segurança. E se estiver sob essas condições e puder desligar o equipamento, melhor.

Sem uso por um longo período

Se não for utilizar o equipamento por um longo período, guarde-o com a bateria carregada. Uma bateria em desuso perde 10% de sua carga a cada 30 dias, e deixá-la descarregar até um nível muito baixo nessas condições pode danificá-la.

Carrregadores

Dê preferência a carregadores originais e/ou confiáveis.

Como mecionado acima, o que aconteceu comigo foi que, em 2013, um Sony Xperia S explodiu (levando junto com a bateria a placa-mãe do celular) na minha mesa enquanto trabalhava no desenvolvimento um software na Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, por conta de um carregador Xing-Ling que comprei para não ficar andando com o carregador original. Era para o carregado ser bivolt, mas quando o tirei do transformador e o conectei a uma tomada com tensão diferente... PUFFFF!!!

Espero ter ajudado e espero que não tenham que passar pelo que passei.

 

Cuidados com a bateria do seu notebook ou celular

Recentemente eu tive que comprar uma bateria nova para o meu notebook, um Dell Inspiron 7560. Ele...

Hadoop Yarn - Vunerabilidade

Estou desenvolvendo para um cliente uma POC de integração da nossa solução, que eles já utilizam,...

Informação, Computação e Informática - A História - Parte I

Antes de discorrer sobre o tema, vamos explicá-lo. Por que está "dividido" em Informação,...