Antes de discorrer sobre o tema, vamos explicá-lo. Por que está "dividido" em Informação, Computação e Informática? Simplesmente porque são coisas diferentes, que se complementam, numa cadeia onde uma agrega à outra.
Informação
Informação é a reunião ou o conjunto de dados e conhecimentos organizados, que possam constituir referências sobre um determinado acontecimento, fato ou fenômeno. Num contexto geral a informação visa a redução de incertezas ("redução de incerteza" é a definição do processo de tomada de decisão) ou aprofundamento do conhecimento sobre um determinado assunto.
Aqui vale ressaltar o conceito de "dado" em contraposição ao de "informação". Dado é um valor, uma característica que, isoladamente, não têm qualquer relevência ou transmitem qualquer mensagem. É a matéria-prima da informação.
Por exemplo: "25ºC", "7mm", "17h" e "São Paulo" são quatro dados que absolutamente não têm qualquer significado. Ou "diz" algo a você?
A informação é o tratamento e contextualização desses dados. Por exemplo: "Ontem fez 25ºC e choveu 7mm (índice pluviométrico) por volta das 17h em São Paulo". Ou, melhor ainda, "Está previsto para amanhã, em São Paulo 25ºC e 7mm de chuva por volta das 17h". Agora sim temos uma informação. E no segundo caso, no futuro, remete à redução de incertezas que nos permite tomar decisão: sabendo se estarei na rua por volta das 17h, levo blusa e guarda-chuva?
Ainda temos o conhecimento, que é o ato ou efeito de abstrair idéia ou noção de algo. O conhecimento vai além da informação, pois, além de ter um significado, tem uma aplicação. Por exemplo, conhecer uma tecnologia, conhecer um caminho, conhecer as leis.
Computação
Computar significa fazer o cômputo, calcular.
O estudo da informação, ou da computação propriamente dita, tem sua origem na matemática, ainda no início do século XX, quando nomes como Alan Touring (1912-1954), Kurt Gödel (1906-1978) e Alonzo Church (1903-1995) se dedicaram a estudar quais tipos de problemas, e como, poderiam ser resolvidos por pessoas que seguissem instruções simples, sem levar em consideração o tempo que levariam para isso.
Esses estudos visavam a perspectiva criada durante a revolução industrial de que máquinas poderiam resolver os mesmo problemas que seres-humanos, de forma mais rápida e eficaz.
Tal estudo resultou em algorítmos para que máquinas pudessem tratar informações.
Por esse motivo, Alan Touring é considerado o pai da computação moderna.
Informática
Informática é um termo usado para descrever o conjunto das ciências relacionadas à coleta, armazenamento, transmissão e processamento de informações em meios digitais, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, os sistemas de informação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e da modelagem dos problemas.
O termo informática foi cunhado em 1957 quando Karl Steinbuch (1917-2005) publicou o periódico Informatik: Automatische Informationsverarbeitung ("Informática: processamento automático de informação"), e o termo tornou-se significado em alemão de "ciência da computação"